Hipertensão e disfunção erétil: qual a relação?

Hipertensão e disfunção erétil

A pressão alta é uma questão de saúde pública no Brasil e, para os homens, há ainda uma preocupação maior sobre a relação entre hipertensão e disfunção erétil. Confira neste artigo porque os homens hipertensos correm maior risco de desenvolver impotência sexual e algumas dicas de cuidado com a saúde para a prevenção dessa doença crônica.

FAÇA AGORA MESMO UMA AVALIAÇÃO DE SAÚDE GRATUITA

Estudos mostram que cerca de 30% dos pacientes hipertensos apresentam disfunção erétil. A impotência sexual apresentada nesses pacientes está diretamente relacionada à gravidade e ao período que o homem sofre com hipertensão arterial.

O que é e como identificar a pressão alta?

A hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 14/9. Ela é considerada grave quando a pressão está acima de 18/12. Geralmente é uma doença assintomática, ou seja, não tem nenhum sintoma aparente. Para ser identificada no início, é necessário realizar acompanhamento médico frequente.

Considerando que quando a pressão alta apresenta sintomas significa que ela está bem grave. O que dificulta o tratamento e demonstra que ela já está afetando demais o organismo. Entre os principais problemas que a hipertensão pode ocasionar destacam-se as doenças cardiovasculares cerebrais e cardíacas, as complicações oculares e renais e a impotência sexual.

Dados sobre hipertensão arterial no Brasil

Segundo pesquisa divulgada em 2016, um em cada quatro brasileiros é diagnosticado com hipertensão arterial. De acordo com os dados, 24,9% da população tem pressão alta, com prevalência maior entre as mulheres.

A pesquisa foi realizada pelo VIGITEL. Esse é um sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Um projeto do Ministério da Saúde para realizar o controle sobre os números relacionadas às doenças crônicas no Brasil.

Além disso, segundo o Ministério da Saúde, o brasileiro consome uma média de 12 gramas de sódio todos os dias. Principalmente presente na adição de sal para a preparação dos alimentos. O valor é quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é menos de 5 gramas por dia.

Como se prevenir da hipertensão arterial

  • Adotar uma dieta saudável;
  • Consumir menos sal;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Ir ao médico regularmente;
  • Manter-se com seu peso ideal;
  • Controlar o estresse;
  • Não fumar;
  • Evitar bebidas alcóolicas;

Qual a relação entre hipertensão e disfunção erétil?

Os danos dos vasos sangüíneos causados ​​pela hipertensão arterial reduzem o fluxo sangüíneo em todo o corpo. Essa baixa circulação sanguínea para a pelve pode afetar a vida sexual de homens e mulheres.

Nos homens os efeitos da pressão arterial elevada sobre a função sexual são mais aparentes fisicamente do que nas mulheres. Isso porque ela pode ocasionar a disfunção erétil.

A impotência ocorre quando não há fluxo de sangue suficiente para o pênis para permitir a ereção. Cerca de 30% dos pacientes hipertensos apresentam disfunção erétil, segundo pesquisas.

Além disso, também há indícios de que os medicamentos utilizados para o tratamento da hipertensão podem também dificultar o desempenho do homem. Mesmo realizando um tratamento para a disfunção erétil, pode ser que homens com pressão alta tenham mais dificuldades em voltar a ter sua performance desejada.

Por isso a importância de realizar um diagnóstico precoce tanto da hipertensão quanto, possivelmente, da disfunção erétil. Com um tratamento adequado desde o aparecimento da/s doença/s, as chances de voltar a ter sua qualidade de vida são mais elevadas.

Como evitar a disfunção erétil

Vários estudos têm mostrado que a modificação do estilo de vida está associada a melhorias significativas na função erétil. E as indicações para evitar a disfunção erétil são as mesmas para se prevenir da hipertensão.

Isso porque ter hábitos saudáveis durante toda a vida traz um impacto direto para a saúde do corpo em geral, inclusive a sexual. Então, não custa reafirmar a mensagem, para evitar hipertensão e disfunção erétil procure manter uma boa alimentação, sem consumir sal em excesso, praticar exercícios físicos regularmente e ter uma mente saudável e tranquila.

Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário aqui! Também assine nossa newsletter para se manter atualizado com informações sobre saúde masculina, curiosidades e dicas para uma vida melhor.

Um comentário em “Hipertensão e disfunção erétil: qual a relação?

  • 03/01/2019 em 16:02
    Permalink

    Conteúdo muito bom e informativo! Também escrevi um artigo relacionando pressão alta e ejaculação precoce aqui: Ejaculação precoce e pressão alta: Saiba a relação entre os dois!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

wpChatIcon
wpChatIcon
Estamos online!