Se você nunca ouviu falar ou quer saber o que é ejaculação retrógrada, esse post é para você!
Tanto o corpo quanto o organismo têm suas particularidades e podem apresentar disfunções.
O mesmo acontece com o desempenho sexual, resultando em diferentes distúrbios.
Sempre falamos sobre a impotência sexual e a ejaculação precoce…
Mas hoje o assunto é outro!
Você sabe o que é ejaculação retrógrada?
É muito comum que homens de todas as idades sejam acometidos por ejaculação precoce e disfunção erétil.
No entanto, uma pequena parcela pode ainda apresentar os sinais de uma condição pouco tratada, que é a ejaculação retrógrada.
Tal disfunção é caracterizada pela “inexistência” do sêmen que, na verdade, ao invés de ser expelido acaba entrando na bexiga.
Posteriormente, o esperma sai do corpo através da urina e – misturada ao xixi – pode apresentar uma coloração diferente da comum.
Essa alteração se dá por conta de uma desregulagem no esfíncter (estrutura muscular responsável por abrir e fechar, permitindo ou não a passagem de fluídos corporais).
Quando esse mecanismo contém alguma alteração, a passagem correta e natural do sêmen pelo pênis e uretra não ocorre da maneira certa e direciona o sêmen a outro destino.
É assim que ele chega até a bexiga e não se apresenta durante as relações sexuais.
Principais sintomas
As causas desse problema no esfíncter podem ser responsabilidade de:
- doenças que influenciam o sistema nervoso, como a diabetes crônica descontrolada ou a esclerose múltipla;
- lesões nos músculos próximos à bexiga, que normalmente são efeitos colaterais de cirurgias na própria bexiga ou na próstata;
- efeitos colaterais de medicamentos usados em tratamentos psicológicos, como psicoses e/ou depressão.
Ao descobrir o que é ejaculação retrógrada e ao diagnosticá-la, os homens são capazes de chegar ao orgasmo e se beneficiar das suas sensações e vantagens.
Porém, esses pacientes são incapazes de expelir o sêmen no ápice da relação sexual, assim como ocorre normalmente.
Também é interessante dizer que esse distúrbio não tem relação direta com problemas de ereção, porém pode ser a causa de quadros de infertilidade.
Além disso, a dor não é uma questão com que os homens que sabem o que é ejaculação retrógrada e convivem com ela precisam lidar.
Não há incômodo ou qualquer sofrimento nesse processo de ejaculação…a não ser o incômodo psicológico pela “falta” do esperma no momento do orgasmo.
Como diagnosticar
Conhecendo o seu corpo como nenhuma outra pessoa, o próprio homem é capaz de notar a diminuição ou ausência completa do sêmen na hora do sexo.
Desse modo, ao identificar essa característica, é essencial buscar o auxílio de um profissional da saúde especializado – o urologista ou o andrologista.
Então, certamente um exame de urina será solicitado para analisar a existência de espermatozóides no xixi.
Em resultados positivos, o diagnóstico é feito rapidamente e os tratamentos ideais podem ser iniciados.
Disfunções sexuais e o que é ejaculação retrógrada
Dentre os problemas sexuais mais conhecidos do universo masculino, a ejaculação retrógrada não é uma daquelas doenças que favorecem o surgimento da impotência ou da ejaculação precoce.
Embora sejam questões relacionadas aos mesmos órgãos, cada um apresenta seus sintomas, suas dificuldades e consequências a curto, médio e longo prazo.
Por isso, mais uma vez reforçamos a importância da Avaliação de Saúde e do acompanhamento médico para que seja possível ter algum controle da sua qualidade de vida.
Além disso, toda oportunidade é válida para falar sobre a indispensável necessidade de manter bons hábitos, incluindo uma alimentação saudável, prática de exercícios, descanso de qualidade e o abandono de consumos viciantes e/ou excessivos de medicamentos, bebidas alcoólicas e drogas lícitas e ilícitas.
Como tratar a ejaculação retrógrada
Após descobrir o que é ejaculação retrógrada, também é muito importante entender como acontece o seu tratamento.
Para que qualquer terapia medicamentosa funcione, recomenda-se a busca por atendimento psicológico.
Essa iniciativa pretende auxiliar nos problemas gerados pela ausência da ejaculação na hora do sexo, que pode ser a porta de entrada para outras doenças emocionais e até físicas.
Por outro lado, um dos principais sintomas da ejaculação retrógrada é a propensão a dificuldades de concepção.
Por isso, é muito importante buscar um acompanhamento e tratamento para infertilidade.
Essa alternativa é indispensável para os homens e casais que pretendem ter filhos. Os tratamentos iniciados rapidamente têm maior chance de obter bons resultados.
Para os homens diagnosticados com diabetes, esclerose múltipla e outras patologias mais graves que afetam a musculatura ou sistema nervoso, os tratamentos medicamentosos são os mais indicados.
Eles servem, principalmente, para ajudar na recuperação e regulação do funcionamento dos nervos pélvicos.
Entretanto, os homens que já passaram por cirurgias na região pélvica infelizmente poderão ter mais dificuldades em obter os efeitos e resultados esperados pelos medicamentos, a depender do nível de suas lesões.
Tratamento de referência
Mas em casos de impotência sexual e/ou ejaculação precoce, já existe uma solução segura.
A Uro desenvolveu um tratamento feito com um medicamento de referência: o Spray Sublingual.
Sua tecnologia aumenta a rapidez do seu efeito, trazendo resultados rápidos e perceptíveis para os homens que sofrem com disfunções sexuais.
Se você busca por ter seu desempenho sexual novamente, faça uma Avaliação de Saúde gratuita e receba o seu medicamento em casa, com absoluto sigilo e todo apoio da equipe multidisciplinar da Uro.
Agora você já sabe o que é ejaculação retrógrada, sabe como identificá-la e também sabe onde procurar ajuda se o seu problema for impotência sexual ou ejaculação precoce.
Não perca mais tempo e retome a sua qualidade de vida sexual!