O Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu neste mês, fevereiro de 2019, as atualizações para a atuação dos médicos via telemedicina no país. As mudanças foram resultado de dois anos de discussões com profissionais e comunidade, conforme apontou o CFM.
No entendimento geral da sociedade, o impacto das novas tecnologias na na medicina já traz maiores possibilidades para o atendimento médico no cenário brasileiro.
Vale ressaltar ainda que, na prática, a telemedicina já estava em uso e presente em muitos estados. A nova norma e as atualizações do Conselho servem principalmente para dar o amparo do próprio CFM.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira este artigo!
Entenda melhor quais são os principais benefícios da telemedicina e o que o CFM definiu em sua Resolução nº 2.227/18; a qual se refere sobre o trabalho dos médicos por meio de tecnologias da informação e da internet.
O que é telemedicina?
A telemedicina é a junção entre a palavra ‘tele’ e medicina. Segundo a origem grega da palavra, ‘tele’ significa distância e por isso é usada para se referir à televisão e telefone, por exemplo. Dito isso, a telemedicina é o termo usado para definir e englobar diferentes tipos de atendimento médico à distância. Como o telediagnóstico, teleconferência médica e até mesmo telecirurgia.
Dessa forma, a telemedicina tem como o objetivo aproximar o médico do paciente através da tecnologia. Com o avanço da internet, que está acessível para um número cada vez maior de pessoas, e o desenvolvimento de tecnologias da informação, a telemedicina tem se desenvolvido e proporcionado o maior acesso de pacientes à medicina de ponta.
Ainda mais ao considerarmos a extensão territorial do Brasil, as consultas médicas, principalmente de especialistas, e diagnósticos transmitidos através de meios digitais possibilitam que cada vez mais pessoas tenham acesso a diferentes tratamentos médicos e sejam melhores atendidas.
Independente da região onde moram, contribuindo também para o desenvolvimento de uma população mais saudável no país todo.
Como o CFM normatiza a telemedicina?
De acordo com as novas mudanças, os médicos podem realizar consultas, diagnósticos, cirurgias e outros atendimentos a distância, por meio da internet.
A Resolução nº 2.227/18 do Conselho Federal de Medicina é a resolução que até o presente momento atualiza as normas de funcionamento da telemedicina no Brasil. Entre os principais pontos tratados na resolução, destacamos o primeiro e segundo artigo:
Art. 1º: Definir a telemedicina como o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde.
Art. 2º: A telemedicina e a teleassistência médica, em tempo real on-line (síncrona) ou off-line (assíncrona), por multimeios em tecnologia, é permitida dentro do território nacional, nos termos desta resolução.
Você pode acessar essa resolução completa através deste link. Além disso, o CFM e os Conselhos Regionais devem continuar acompanhando o desenvolvimento da telemedicina no país e as novas discussões suscitadas com essa prática.
Quais são os principais benefícios da telemedicina?
- O paciente não precisa se deslocar para receber atendimento médico;
- O diagnóstico ou Avaliação Médica pode ser dado à distância, mas também não exclui o trabalho presencial dos médicos;
- É possível tirar dúvidas com seu médico via meios digitais;
- O atendimento médico chega para mais pessoas, principalmente para as regiões remotas;
- A telemedicina une os benefícios da tecnologia com o atendimento humanizado;
- Mantém-se o sigilo médico e o respeito às informações do paciente;
- A telemedicina torna o atendimento médico mais prático e acessível;
- Médicos especialistas, como os para a saúde masculina, que antes podiam ser difíceis de serem encontrados, dessa forma são mais acessíveis para a população.
Como a Uroclinic atua para o tratamento da saúde masculina?
A Uroclinic é uma clínica especializada em oferecer tratamentos para a saúde masculina via telemedicina. Ou seja, todo o atendimento necessário é realizado de forma online ou então via telefone.
O sigilo médico está presente assim como o comprometimento da clínica em promover a recuperação da saúde sexual dos pacientes. A principal diferença está na facilidade e simplicidade que o paciente tem para iniciar seu tratamento médico.
Sem precisar sair de casa, o homem recebe o SPRAY SUBLINGUAL, com a fórmula específica receitada pelo médico, direto em sua casa, através da entrega segura dos Correios.
O primeiro passo para iniciar o tratamento para homens que têm problemas de ereção, é realizando a AVALIAÇÃO MÉDICA da Uroclinic.
Você quer melhorar sua saúde sexual com o SPRAY que está revolucionando o tratamento para disfunções sexuais no Brasil?
Então comece agora mesmo preenchendo sua Avaliação Gratuita! É só clicar no botão abaixo.