Este artigo tem o propósito de aproveitar o Novembro Azul para tratar de um tema pouco discutido e mencionado por aí: a saúde mental masculina.
Que os homens pouco se envolvem e se dedicam à saúde já é fato comprovado por inúmeras pesquisas.
No entanto, o mesmo se repete quando as questões levantadas giram em torno da qualidade da saúde mental masculina, seu psicológico e seu emocional.
É importante considerar que há uma cultura “velada” e muito enraizada sobre o silenciamento das emoções dos homens.
Ou seja, desde cedo homens são ensinados a não conversar e demonstrar seus sentimentos, o que a longo prazo e indiretamente propicia o surgimento de doenças psicológicas diversas.
Neste post você encontrará os mais recorrentes problemas de saúde mental masculina, as causas, sintomas, como prevenir e quais tratamentos estão disponíveis.
As principais doenças que afetam a saúde mental masculina
De acordo com informações levantadas pelo Ministério da Saúde revelam que, entre os homens, há uma taxa de mortalidade por suicídio equivalente a 9,2 para cada 100 mil casos registrados.
Esse número se torna ainda mais alarmante quando comparado com os índices entre as mulheres, já que para elas os casos de suicídio são quatro vezes menores do que para os homens.
Antes mesmo de elencar as doenças que mais afetam a saúde mental masculina, é fundamental dizer que – novamente – o que torna essas patologias nocivas é a negligência e o não buscar por tratamentos e soluções.
Nesse sentido, fique atento ao notar sinais dessas doenças:
- Ansiedade
- Depressão
- TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
- Transtorno de personalidade
- Desordem do espectro autista
- Transtorno bipolar
- Esquizofrenia
- TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)
- Psicose
- Transtorno de estresse pós-traumático
- Distúrbios alimentares
- Excesso de consumo ou dependência química
- Pensamentos suicidas.
Veja abaixo alguns dos indícios que podem surgir quando a situação de saúde mental masculina merece receber maior atenção.
Causas e sintomas dos problemas psicológicos nos homens
Verdade seja dita, os problemas psicológicos e mentais sempre existiram, mas nunca em tamanha escala ou evidência como hoje em dia.
Isso tudo pode ser atribuído aos reflexos da vida moderna, atribulada, com pressões que chegam por todos os lados e uma autocobrança cada vez mais intensa.
Além disso, é impossível não considerar a maneira como culturalmente os homens são ensinados a lidar, entender, compartilhar e buscar apoio para os assuntos sentimentais.
Vale dizer que, neste caso, os sentimentos têm tudo a ver com o mental, pois as reações neurológicas que as emoções causam impactam diretamente na saúde mental masculina e feminina.
Embora essa construção do masculino esteja cada vez menos rígida e com novas referências de serem manifestadas, ainda existem resquícios – principalmente entre os homens de idade avançada – do silenciamento daquilo que se sente e os efeitos que isso causa individualmente.
O resultado disso é uma negação da necessidade de buscar ajuda profissional especializada e, por vezes, a procura por “fugas” da realidade, como o abuso no consumo de álcool, cigarros, remédios e até drogas ilícitas.
Nesse sentido, para entender sobre quais sintomas deve-se ter mais atenção é fundamental conhecê-los. Sendo eles:
- Mudanças notáveis de humor, energia ou apetite;
- Agressividade, raiva e/ou irritabilidade
- Estresse ou maior sentimento de preocupação;
- Dificuldade de concentração ou inquietação;
- Tristeza e/ou desesperança;
- Dificuldades para dormir ou dormir demais;
- Pessimismo em excesso;
- Ter pensamentos suicidas;
- Pensamentos obsessivos ou comportamentos compulsivos;
- Maior necessidade ou dependência em álcool ou drogas;
- Dores de cabeça contínuas e problemas digestivos;
- Necessidade em participar de atividades de alto risco;
- Comportamentos irresponsáveis;
- Todo tipo de pensamento ou comportamento fora do comum (para cada indivíduo), que interfiram ou não nas relações com a família, os amigos e no trabalho.
Por não ser um assunto de grande intimidade ou interesse, é muito comum que os problemas na saúde mental masculina passem despercebidos para os enfermos.
Então, é muito importante estar atento aos seus comportamentos e também de pessoas próximas a você, de modo que seja possível buscar ou indicar meios de tratar e reverter esses sintomas.
Prevenção e tratamentos para a saúde mental masculina
Primeiramente, que fique claro, não existe uma fórmula secreta para se blindar do surgimento de problemas psicológicos.
Porém, existe uma combinação de bons hábitos que podem prevenir diversas doenças, inclusive as que acometem a saúde mental masculina.
Antes de mencioná-las, vale lembrar que em consequência de problemas emocionais, psicológicos e mentais a ejaculação precoce e a impotência sexual podem se manifestar, causando ainda mais prejuízo para o estado de saúde dos homens.
Portanto, optar por ter hábitos saudáveis é a melhor maneira de aumentar a longevidade e, principalmente, ter uma vida com o mínimo de complicações e surgimentos de doenças.
Pois então, anote aí algumas ideias para colocar em prática ainda hoje:
- Ofereça o descanso necessário ao seu corpo, que gira em torno de 7 a 8 horas de sono por noite
- Alimente-se bem, priorizando “comida de verdade”, como legumes, verduras, frutas, grãos, proteínas e todo tipo de vitaminas necessários para alcançar uma boa imunidade
- Pratique atividades físicas. Não importa qual seja, coloque seus músculos, articulações, ossos, cérebro e todo o restante em movimento!
- Realize avaliações de saúde, exames e consultas regulares
- Manter a cabeça em atividade também é um grande diferencial para a saúde mental masculina. Por isso, estude, consuma livros, notícias, filmes, peças teatrais, converse bastante e esteja à serviços de atividades que te façam feliz.
Na dúvida, experimente uma sessão de terapia e se desafie a fazer algo novo e diferente que, certamente, farão muito bem a você e à saúde mental masculina como um todo.
Por fim, e não menos importante, priorize a sua vida e o seu bem-estar. Cuide-se!