Confira neste texto todos os detalhes que envolvem o seguro para veleiros e a proteção que traz para sua embarcação.
Existe seguro para veleiros?
Durante a compra de uma embarcação uma das grandes preocupações é se existe seguro para veleiros, afinal ter um barco não significa apenas navegar pelos mares para curtir momentos de lazer, ele também é uma moradia flutuante.
E para sanar essa dúvida, a Magma Yachts preparou este conteúdo para explicar como funciona o seguro para veleiros em diferentes situações. Continue a leitura do texto e confira.
O que é um veleiro?
O veleiro também conhecido como barco a vela é uma embarcação que navega a partir da força do vento. Por essa característica, a sua navegação é considerada uma aventura nos mares. É um estilo que requer um determinado trabalho para fazer o barco navegar na direção desejada conforme as condições de vento e de mar. Além disso, o veleiro pode ter motor, que é acionado quando não há correntes de ar ou em manobras específicas.
A compra de um veleiro e o seguro
A vida em alto mar não é somente diversão, nós sabemos disso. Por isso, existem muitos desafios que as pessoas precisam enfrentar ao escolher este estilo de vida. Alguns dos exemplos são as grandes ondas e tempestades que se formam no oceano.
Nos veleiros as tarefas consideradas simples podem se tornar muito mais complicadas. O fato de tirar o lixo, por exemplo, requer pequenas viagens para terra, logo a produção de lixo precisa ser controlada.
Não podemos esquecer também que imprevistos podem acontecer, por isso é fundamental ter uma cobertura de seguro completa que te apoie em todas as situações.
Como funciona o seguro para veleiros?
O seguro para veleiros, em especial os que realizarão grandes travessias, pode ser ajustado conforme as suas necessidades. Para isso, é possível estender o limite de navegação na apólice de seguro para águas não brasileiras também.
No caso de um plano de viagem, pode ocorrer da seguradora avaliar o planejamento dos locais onde você irá navegar para saber se existe a possibilidade de cobertura. Os itens analisados vão desde as rotas, os abrigos que serão usados e, também, as estações do ano.
Por esse motivo que quem deseja dar a volta ao mundo de veleiro, por exemplo, é importante conversar com o corretor de seguros para tirar todas as dúvidas e verificar a melhor opção para sua viagem.
Qual o valor de um seguro para veleiros?
O seguro para veleiros costuma ter uma taxa menor em relação às lanchas, variando de 0,6% a 1,5% conforme o valor do barco.
Porém, alguns fatores são responsáveis por aumentar o valor da apólice, como o tamanho, ano de fabricação, modelo e se a embarcação é utilizada para regatas ou se vai dar a volta ao mundo, já que nesse caso há mais risco de possíveis sinistros.
Por isso, independentemente do motivo pelo qual o veleiro será usado (moradia, lazer ou passeio) o seguro é fundamental para uma navegação mais tranquila, protegida e segura.
Gostou de saber sobre este assunto? Para conferir muitos outros conteúdos sobre náutica, siga-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram.